A CHAPADA ESPERA POR VOCÊ!

Localizada a 230 km de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é uma região de rara beleza situada no nordeste goiano. O território atravessa 11 municípios - dentre eles, São João D'Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Cavalcante e a vila de São Jorge. Região de cerrado de altitude, abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que abrange uma área de 65 mil hectares e foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco. Sua fauna é composta por cerca de 50 espécies raras, endêmicas (que ocorrem somente nesta área) ou sob o risco de extinção, dentre elas, o pato mergulhão, a arara-canindé, o tucano, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, a onça-pintada, o tatu-canastra e, até mesmo, o veado campeiro, animal que antigamente era visto aos bandos por aqui.

Conhecida como o Berço das Águas do Brasil, é na Chapada dos Veadeiros onde nascem três das quatro principais bacias hidrográficas do país, dentre elas a Bacia do Rio Tocantins-Araguaia, que abastece os afluentes do Rio Amazonas.

Neste lindo cenário, é possível encontrar nascentes de águas cristalinas, cachoeiras belíssimas, cânions rochosos, poços e trilhas que percorrem paisagens de tirar o fôlego. A flora da Chapada dos Veadeiros é riquíssima e deu ao cerrado o apelido de savana brasileira. Nele, encontram-se mais de 420 espécies de árvores e arbustos como as canelas d´ema, os antúrios, filodendros, bromélias e orquídeas, árvores protegidas por lei, como Aroeira e Jatobá, árvores frutíferas como o Araticum e o Pequizeiro, plantas medicinais como o Barbatimão, palmeiras como o babaçu e os buritis, dentre muitas outras.

Toda essa riqueza natural situa-se sobre uma imensa placa de cristal de quartzo escondida no subsolo
e que emite uma luminosidade que pode ser vista do espaço, o que confere uma energia muito especial a este lugar.
Venha conhecê-lo e comprove!

Texto por: Shaonny Takaiama